O que é o Studienkolleg?



Para os alunos que terminaram o ensino médio e desejam se inscrever diretamente em uma universidade na Alemanha, é preciso cursar o Studienkolleg. Venha descobrir como esse curso funciona!

O que é o Studienkolleg?

O Studienkolleg é essencialmente uma ponte entre a conclusão do ensino médio no Brasil e o ingresso em uma universidade alemã, de modo a facilitar a assimilação do estudante à cultura acadêmica do país.

Esse preparatório terá duração de 1 ano e suas disciplinas serão voltadas para a graduação de interesse do aluno, ou seja, as aulas de um estudante que se interessa por ciências sociais serão diferentes daquele que se interessa por farmácia. Nesse curso de horário integral, o aluno frequentará de 5 a 7 matérias; por volta de 28 a 32 horas semanais.

Qual nível de alemão eu preciso ter?

A maioria dos cursos exige o nível B2 de Alemão.

Como eu me inscrevo?

Como as vagas do Studienkolleg são limitadas, o aluno precisa fazer uma prova de admissão — ministrada na Alemanha — que é dividida em produção escrita, gramática (equivale a 50% da nota), compreensão escrita e oral. Esse exame, entretanto, possui um limite de 2 tentativas.

Fique atento ao estado da sua universidade de interesse

Dependendo do Studienkolleg que o estudante faça, ele só poderá ingressar em uma universidade que pertença ao mesmo estado. Outros cursos, contudo, permitem a inscrição em universidades de estados diferentes. Por isso, é importante conferir as regras com antecedência.

O curso é gratuito?

Em teoria sim, mas como o Studienkolleg pertence a uma universidade, o aluno deverá pagar, no máximo, de 300 a 400 euros em taxas semestrais. Assim, como o curso dura 1 ano, você poderá pagar até 800 euros; isso sem contar o custo do seguro-saúde — o qual é obrigatório —, material didático, acomodação e alimentação.

Porém, é preciso destacar que você poderá usufruir dos mesmos benefícios de estudantes universitários: transporte, refeitório, biblioteca, etc.

Quais cursos o Studienkolleg oferece?

Antes de você conhecer seus diferentes formatos, cabe ressaltar que existe uma diferença entre Universität (Universidade) e Fachhochschule, esta difere da primeira por apresentar uma orientação mais prática. Os cursos das Universidades são divididos de 5 maneiras, todos com ênfase no aprendizado da língua alemã:

Já as Fachhochschulen possuem 4 formatos:

Em suma, para se inscrever diretamente em uma universidade alemã, o estudante precisa ter o certificado do Studienkolleg e passar em seu exame final — conhecido como Feststellungsprüfung (FSP).

Você sabia que o YSPANUS Languages agora oferece cursos online de Alemão? Nosso curso oferece uma ampla gama de modalidades, elaboradas para você atingir suas metas pessoais, acadêmicas ou profissionais:



#alemao #cursodealemao #yspanusabroad #estudarnaalemanha #alemanha #studienkolleg #universidades

zoom-logo.png

Contato

Rua Otávio Carneiro, n° 100, 6° andar - Icaraí 24230-191 - Niterói/RJ 

(Ao lado da loja Leader, com entrada pela Tavares de Macedo)

 

CNPJ: 39242458/0001 - 92

secretaria@yspanus.com.br

rhyspanus@yspanus.com.br

financeiro@yspanus.com.br

(21) 98552 - 8008 | (21) 98670 - 6176

© 2019 Yspanus Languages. Todos os direitos reservados.

  • facebook-yspanus
  • instagram-yspanus
  • linkedin-yspanus
  • whatsapp

Desenvolvido por: Giovana Trulio & Thaís Rodrigues